Gostou do nosso conteúdo? Te ajudou?
Nos ajude também! Faça um PIX, de qualquer valor:
programacao.progressiva@gmail.com

Que programa usar para criar um site ?

Os programas utilizados para a criação de sites são chamados "Editores HTML", e existem aos montes.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar do Front Page, um famoso editor de HTML da Microsoft, que vinha junto com os outros programas do Office. Porém, ele já foi descontinuado.

Podemos classificar os editores de HTML em duas classes: os editores visuais e de modo código, que é o que vamos discutir nesse tutorial de HTML, e explicar qual a opção faremos em nossa apostila de HTML, HTML Progressivo.

Caso deseje transformar seus estudos de HTML em uma profissão para começar a ganhar dinheiro criando sites, sugerimos que faça o curso e obtenha seu certificado de Webmaster (tudo online): Curso de Webmaster (criação de sites HTML) online com certificado
Editores Visuais de HTML
Junto com o Microsoft Front Page, um programa chamado Dreamweaver, da empresa Adobe, são os editores de HTML mais conhecidos, sendo o Dreaweaver ainda existente e é, sem dúvidas, o programa mais usado no mundo criação de sites.

Ele é usado, principalmente, por ser um editor visual.
Ou seja, você pode montar uma página de internet da mesma maneira que cria um slide do Power Point ou um texto no Word.
Você simplesmente escreve, aumenta fonte, coloca parágrafo, monta tabelas, coloca figuras, aumenta, estica ou muda elas de lugar e uma infinidade de outras coisas, tudo isso visualmente, com o teclado.
Clicando em menus e apertando botões da desses softwares de criação de sites em HTML.

Geralmente quem usa esses tipos de editores são profissionais que precisam ser eficientes, ou seja, com editores visuais você pode criar sites com muitos recursos em pouquíssimo tempo.

Como falamos no tutorial inicial de nosso curso, sobre "Como criar sites em HTML", HTML são códigos.
A desvantagem desses editores de HTML é que eles colocam códigos automaticamente, sem o profissional de HTML ver, e acaba colocando códigos demais, na tentativa de 'adivinhar' o que o Webmaster desejaria.


Editores de HTML de código

Na verdade, qualquer programa que trabalhe com textos, como o simples Bloco de Notas, podem ser usados como um editor de HTML no modo código.

Para ver um exemplo disso, clique com o botão direito em qualquer página, como a nossa do curso HTML Progressivo, e selecione 'Ver código-fonte' ou algo similar, que irá abrir um simples programa editor de texto mostrando o código HTML da página.

Como veremos mais adiante em nossa apostila de HTML, criar um site em editores de textos é algo bem simples e óbvio, basta apenas escrever o código e salvar o arquivo com a extensão .htm ou .html, em vez de .txt ou .doc.
Em seguida, ao clicarmos nesses arquivos, nosso navegador de Web padrão irá rodar o site que criamos.
Já a desvantagem desse tipo de editor de HTML é que eles não mostram os erros nos códigos, nem mostram um preview da página, além de não ter diversos outros facilitadores, na hora de criar código.

Os editores que trabalham no modo code são muito mais eficientes, pois temos total controle da criação de nosso site, pois temos total controle de todo o código que compõe nossa página, pois o editor não fica inserindo código por 'debaixo dos panos', como ocorre  Isso evita que nosso código fique cheio de lixo, ou seja, cheio de código desnecessário.
Portanto, se quiser que seu site tenha um rendimento máximo, que seja limpo e rápido para carregar, utilize um editor de texto ou o modo código de algum editor de HTML.

As desvantagens desse tipo de editores é que, obviamente, é que um site leva bem mais tempo para ser desenvolvido se for criá-lo linha por linha ao invés de criá-lo visualmente.




Editores de HTML de modo visual e modo code

Embora a divisão de editores seja as duas acima mencionadas, há aqueles editores que fornecem a opção de criarmos sites tanto no modo visual como no modo de código, que portanto se encaixariam nos dois tipos de editores.

As vantagens desse tipo de editor é que podemos criar rapidamente um site no modo visual, apenas clicando e arrastando elementos, como também podemos ter acesso direto e rápido ao seu código.

Assim podemos fazer alterações e limpezas de trechos desnecessários do código de nosso website, garantindo uma maior qualidade e eficiência de nossa página.

Uma exemplo de programa que permite criar sites nos dois modos, é o famoso Adobo Dreamweaver:

Qual o melhor programa para se criar sites

4 comentários:

Saint Clair disse...

Post interessante, eu particularmente gosto muito do Top Style como editor de css.

rodrigo disse...

uso netbeans porem pra aprender codigos, ja estudando a possibilidade de usar o dremweaver.

Anônimo disse...

Gostei muito desse post. Das dicas e explicações de cada editor. Eu utilizo o Editor Sublime também é uma ótima opção.

Anônimo disse...

Para quem usa Linux, o BlueFish é muito bom, estou estudando com ele :D

Tutoriais de HTML e CSS