Gostou do nosso conteúdo? Te ajudou?
Nos ajude também! Faça um PIX, de qualquer valor:
programacao.progressiva@gmail.com

Como criar bons títulos para seu site

A escolha de um bom título para seu site é um dos elementos mais básicos e essenciais para a otimização de seu site em termos de SEO.

Em nosso curso de HTML, já ensinamos o que é a title tag <title>, como usar e onde inseri-la no código HTML do seu site.

Agora, nesse artigo de nosso curso de SEO, vamos ensinar como criar  bons títulos, além de otimizá-los para fazer você ter vantagem sobre os concorrentes nos resultados de busca.

Lembrando que caso deseje transformar seus estudos de HTML em uma profissão e começar a ganhar dinheiro criando sites, sugerimos que faça o seguinte curso e obtenha seu certificado de Webmaster (tudo online), para poder atuar na área:

Curso de Webmaster (criação de sites HTML) online com certificado

Por que os títulos são importantes para um site?

Porque esse é o nome que irá aparecer, primeiramente, para os usuários quando eles forem fazer uma busca, como no Google por exemplo.

É o que vai mais chamar atenção, e junto com a descrição, são as únicas chances que você tem para convencer o leitor de entrar em seu site, portanto você deverá fazer a escolha certa de título, que chame a atenção, que faça com o que o usuário entre em seu site.

Porém, você não pode criar títulos vagos ou textos enormes, existem limites, e se você abusar ou tentar burlar o sistema, certamente será penalizado pelos buscadores.

Por isso, iremos explicar nesse tutorial de SEO como criar bons títulos para as páginas de seu site e o que você deve, a todo custo evitar.



Título - a capa da página de seu site

Você compraria um livro com o nome "Livro" na capa, e nada mais?
Ou um chamado "Física Quântica para PhD's"? Ou outro sobre um assunto que não gosta e não tem um mínimo de interesse?

Pois é, é o mesmo para o título de sites.

Embora o ditado diga que "não se deve julgar um livro pela capa", na prática isso não acontece. Não se iluda: os usuários não vão clicar para entrar em seus sites se seus títulos forem vagos e não expliquem o conteúdo da página.

Então, a primeira dica é:

1 - Resuma o que o usuário vai encontrar na sua página

Se sua página vai falar sobre "sapatos de couro para homens", não coloque somente "sapatos" ou "sapatos de couro". Você tem que dizer o assunto (sapatos), a especificidade (de couro), e se possível definir seus leitores (para homens).

Se você colocar "sapatos de couro" e uma mulher que esteja buscando sapatos femininos, ela vai abrir e sair rapidamente, deixando uma péssima impressão para o Google sobre seu site.

E caso uma pessoa que seja contra o uso de couro entre em seu site, certamente irá sair rapidamente, ao ver que sua página é sobre sapatos de couro.

Ou seja: resuma ao máximo e de maneira bem explicada o que o usuário vai achar nessa página. Tente selecionar um grupo de pessoas, de leitores.específicos Faça com que somente as pessoas certas se interessem e entrem em seu site.

Eu sei, você quer o maior número de visitas possíveis.
Mas isso realmente não importa, pois visitas sem interesse em seu site irão rapidamente sair e a experiência do usuário em seu site será péssima, e esse é o fator principal de rankeamento para o Google.
Afinal, de que vale ganhar muitas visitas, se depois seu site será punido e nunca mais irá aparecer no Google?

Porém, não vá escrever feito louco no título.
Essa é a segunda dica:

2 - Escreva títulos completos, mas concisos

Ok, você fez um site fantástico sobre criação de sites.

Em uma só página você vai falar de HTML, SEO, JavaScript e CSS, e obviamente, quer descrever isso tudo em seu título, quer que seus leitores saibam tudo, saibam que a página de seu site fala sobre tudo.

Ok, você quer, mas não vai conseguir.
Não existe um limite de caracteres exato, e os exibidos são pouco mais de 60 (mais ou menos do caractere 70 em diante, são cortados), e varia de buscador para buscador.

Então, não escreva: "Site com tutoriais sobre HTML, JavaScript, PHP e CSS, venha aprender tudo sobre a criação de websites, clique aqui, você vai adorar, por favor, entra vai?"

Isso é horrível, passa uma impressão pouco profissional e nem metade disso será exibida nos resultados de busca. Faça algo que resuma isso, seja bem explicativo e profissional:
"Dicas e tutoriais - Aprenda tudo sobre HTML, JavaScript e PHP"

Evite a todo custo escrever títulos vagos, que não expliquem o que as pessoas vão encontrar.

3 - Crie títulos únicos e originais

Se escrever títulos que já estão escrito em outros sites, você terá muita concorrência. E como viu, e verá, ao longo de nosso curso de SEO, a coisa que o Google mais gosta é de conteúdo original.

Ou seja, se você está criando aulas de HTML, não escreva:
"Aula 01", "Aula 02"..."Aula 1000"

Aula de que? Como o Google vai saber, se você só escreveu aula e um número? Você está ganhando concorrência à toa.
Vai concorrer com aulas de HTML, de Java, de C, de Matemática, de Física etc.

Seja específico e único:
"Aula de HTML 01 - O que são tags"
"Aula de HTML 02 - Como criar um site"
"Aula de HTML 03 - Como fazer bons títulos para seu site"

Quem lê isso sabe que são aulas de HTML, e não de JavaScript ou CSS.
Sabe que uma é sobre tags, outra sobre como criar um site e a outra sobre títulos.
Quem ler a aula 2112 e gostar, vai saber que essa não é a primeira aula, e que existem outras, e com certeza irão procurar as demais.

Para resumir um bom título, basta saber o que o leitor está querendo.
E essa é a próxima dica, e provavelmente a mais importante.

Os títulos são nada mais do que seus usuários buscam.

4 - Entre na mente do leitor e ofereça o que ele quer

Essa é uma importante dica e geralmente passa despercebida, até pelos mais experientes webmasters e experts em SEO, mas que você leitor do HTML Progressivo vai saber e vai ter uma enorme vantagem sobre todos os outros sites.

Essa dica se baseia em sinônimos, que são palavras que querem dizer a mesma coisa. Porém, embora tenham significados idênticos, as pessoas não usam palavras diferentes, não variam e não inovam.

Por isso, precisamos entrar na cabeça dos leitores e pensar como eles pensam.
Vamos supor que você deseja aprender HTML, o que você irá buscar no Google?
Provavelmente: "como aprender HTML", "como criar sites", "apostila de HTML". Isso é o normal, é o mais buscado.

Ninguém irá procurar: "como obter conhecimentos técnicos na linguagem de marcação HTML", "lições de HTML", "aprendizado de HTML".
Por isso, evite ser 'culto' em seus títulos. Embora isso vá impressionar sua namorada e sua mãe, não será muito pesquisado nas buscas.

Até mesmo entre os mais comuns "apostila", "tutorial" e "curso", há uma enorme diferença, dependendo do nicho que você escolher para seu site. Você pode muito bem oferecer simplesmente a melhor apostila de HTML, que também é um curso, mas divulgou e usou as palavras-chave "apostila de HTML".

Assim, quem buscar por "curso de HTML" ou "tutorial de HTML", dificilmente irá achar seu site. Por isso é importante usar sinônimos corretos.

5 - Use os sinônimos de palavras-chave mais famosos

E aí? Quais palavras chave usar?
Primeiramente, deve-se focar no mais famoso.

Faça uma busca no Google, por tutorial de HTML, apostila de HTML e curso de HTML. Veja o que seus concorrentes usam.
A mais famosa, tem muita concorrência?

As vezes vale a pena investir em alta concorrência, se achar que pode 'bater' seus concorrentes. Ou ver que tem algum sinônimo que ninguém deu bola.

Mas a técnica mais recomendada é focar no que é mais buscado, pois teoricamente vai ter mais chance de ser encontrado.
É aqui que dou uma dica valiosa: Google Trends
http://www.google.com.br/trends/

É um serviço do Google que mostra a tendência, o tanto de busca para determinadas palavras-chave que você deseje saber, podendo comparar várias ao mesmo tempo. Veja:
http://www.google.com.br/trends/explore?q=excel#q=tutorial%20de%20html%2C%20%20apostila%20de%20HTML%2C%20%20curso%20de%20HTML%2C%20%20li%C3%A7%C3%B5es%20de%20HTML%2C%20%20aulas%20de%20HTML&cmpt=q

Por ele, notamos que é melhor usar "tutorial de html" nos títulos de seu site, pois ao longo do tempo este foi o que mais se destacou e mais foi buscado no Google, mas não somente esse.

6 - Variar nas palavras-chave de seu título

Use curso, tutorial, apostila, aulas etc.
Varie, não se prenda somente a um sinônimo.

Pode ser que você foque em um excelente "Tutorial de PHP" e perca as buscas para "Apostila de PHP". Então, varie.
As vezes coloque tutorial, outras vezes coloque apostile, aulas etc.

Você pode perder visitantes porque simplesmente não pensou como eles vão pensar, ao buscar um site que tenha conteúdo parecido com o seu.

Sabe computadores que possuem Windows e Linux? Onde você escolhe que sistema operacional vai usar? O nome comum daquilo é 'dual boot', mas o programa que faz aquilo se chama GRUB (o mais famoso).

Se você criar "Como instalar e configurar o GRUB", vai ter poucos acessos.
Mas se você usar títulos "Como instalar o dual boot" ou "Como ter dois sistemas operacionais numa mesma máquina", será muito mais visitado. E é a mesma coisa, você só falou a linguagem do usuário.

7 - Use as palavras-chave primeiro em seu título

É conhecido que o Google dá mais valor as primeiras palavras no título, então sempre tente colocar elas no início do título.

Se está lançando vídeo aulas de PHP, por exemplo, use:
"Vídeo-aulas de PHP para iniciantes - Confira!"
Assim está dando mais importância para "vídeo aula" e "PHP"

Ao invés de:
"Confira as incríveis vídeo-aulas de PHP de nosso site"
Aqui você está otimizando mais as palavras "confira" e "incríveis", que não são de seu interesse, afinal, seu site será sobre PHP, então é sempre importante dar um jeito de 'meter' "PHP" ali no início do título.

Por exemplo, aqui em nosso curso de HTML, colocamos:
<html> a tag principal de um site em HTML

Pois queríamos focar na tag "<html>".

8 - Faça seu marketing, venda seu peixe

Sim, chame atenção, deixe o leitor curioso, faça ele querer visitar seu site.

Se está oferecendo um curso de JavaScript, não use:
"JavaScript" como título. Dê seu diferencial:

"Curso gratuito de JavaScript"
"Curso online de JavaScript"
"Curso completo de JavaScript, acesse já"

Forneça algo único, diferente dos demais.
Se lembre: o resultado do Google é uma selva.
É cada um por si, competindo para ter seu lugar ao sol.
Garanta o seu, mas com qualidade.


Com essas dicas, já deu pra ter noção do que você deve fazer.
Mas agora vamos dizer o que você não deve.

9 - Não minta no título

É fácil o Google detectar se está mentindo, basta comparar as keywords de seu título com as principais de seu artigo. Se não tiver nada a ver, prepare-se para ser excluído das buscas do Google.

Se você disser "Tudo sobre HTML" em seu título, e quando o usuário clicar e não ver nada sobre isso, ele rapidamente sairá e você terá uma bela de uma taxa de rejeição.

Entenda que é melhor ter 100 visitas de pessoas que vão gostar, ler, visitar mais páginas, mais vezes e indicar para seus amigos, do que ter um link seu na globo.com, onde milhões irão clicar, mas 99% vai sair imediatamente, deixando uma péssima impressão em cima de seu trabalho.

Isso se chama trabalhar a longo prazo.

10 - Não tente super-otimizar

Um dos maiores erros dos profissionais que estudam HTML e SEO, é tentar otimizar demais seus sites. Isso também ocorre nos títulos.

Veja um uso péssimo do título, para tentar otimizar e emplacar a palavra-chave "HTML"

"Curso de HTML, com aulas gratuitas de HTML. Com o professor Beltrano da Silva, mestre na criação de sites em HTML. Seja já um profissional de HTML"

O máximo que vai conseguir com isso é uma punição!

Nenhum comentário:

Tutoriais de HTML e CSS