Gostou do nosso conteúdo? Te ajudou?
Nos ajude também! Faça um PIX, de qualquer valor:
programacao.progressiva@gmail.com

Como criar um site: Conheça os passos essenciais

A internet pode ajudar você de diversas maneiras. Graças a ela você pode ter um blog pessoal, um canal de vídeos, uma loja virtual e um site para divulgar o seu negócio.  

É comum acreditar que o processo de criação de um site é demorado. Quem é leigo no tema imagina que aquela quantidade de textos, vídeos e informações leva tempo para ser organizada.

Felizmente a criação de um site não é mais uma missão apenas para quem domina técnicas de programação. Existem no mercado ferramentas que tornam esse trabalho acessível para qualquer pessoa.

Curso de HTML e CSS com certificado
Obter meu certificado!

Os passos para criar um site


Antes de ter um site para chamar de seu, é relevante estar a par de alguns conceitos básicos, como, por exemplo, domínio e hospedagem.

Lembre-se que criar um site não é apenas organizar textos, imagens e vídeos em uma página. O seu site deve ter um endereço e ficar armazenado em algum lugar.

E é aí que entram em cena o registro do domínio e a escolha da hospedagem de sites.

Os tipos de site


Um dos primeiros passos para a criação de um site é saber qual é o propósito dele e a qual público ele será destinado. É por isso que existem diferentes tipos de sites. São eles:

Institucionais


Eles são os mais indicados para a divulgação de uma empresa ou uma marca. Geralmente possuem poucas páginas e contam apenas com as informações básicas do seu negócio.

Portal

Apresentam um grande número de conteúdo em mídias variadas. Eles são frequentemente utilizados por grandes veículos de comunicação e devem contar com um avançado plano de hospedagem.

Loja virtual


Também chamado de e-commerce, possui o seu sistema projetado para possibilitar, de maneira rápida e segura, a venda de diferentes produtos.


Os tipos de hospedagem de sites


A hospedagem corresponde ao serviço que armazena os dados que constituem um site. Empresa como a Hostinger e a Weblink disponibilizam hospedagem de sites barata e confiável. .

Lembre-se que o tipo de hospedagem a ser escolhida vai depender do tipo do seu site, bem como dos seus objetivos com ele. Sites institucionais, por exemplo, são compatíveis com planos de hospedagem mais simples e com recursos básicos.

No entanto, sites como lojas virtuais e portais, que normalmente contam com elevado tráfego, demonstram bom desempenho com planos dotados de mais recursos técnicos.

Os tipos de hospedagem são:

Hospedagem compartilhada


Esse é o tipo de hospedagem mais comum e também o mais utilizado. Ao adquirir esse serviço, você compartilha o mesmo servidor com vários outros sites.

Ela é a mais utilizada porque geralmente é a que apresenta um preço mais acessível, bem como é adequada para vários tipos de sites e projetos.

VPS


É a sigla para Virtual Private Server, que em português significa  “Servidor Virtual Privado”.

Esse tipo de hospedagem de sites apresenta mais recursos que uma compartilhada, por isso ela é a mais indicada para sites de médio porte.

Servidor Dedicado


Como o próprio nome demonstra, esse é um servidor dedicado exclusivamente para o seu site. Algo bem diferente do que ocorre com a hospedagem compartilhada.

O Servidor Dedicado é o recomendado para sites grandes, tais como portais e lojas virtuais.


O seu endereço na internet


Se a hospedagem trata do lugar onde o seu site vai ser armazenado, o domínio é o endereço dele. O domínio é o nome do seu site e é por meio dele que as pessoas acessam o seu site nos navegadores.

As empresas de web hosting também disponibilizam em seus serviços registros de domínio. No caso da Weblink, dependendo do plano que você escolher, é possível ter um domínio gratuito.

Antes de criar um domínio para o seu site, é necessário saber se ele está disponível. Nesse caso, uma das maneiras para descobrir tal disponibilidade é utilizar ferramentas de pesquisa que algumas empresas de hospedagem de sites oferecem.

As dicas para escolher um domínio adequado para o seu site são:

Palavras-chaves


Escolher um domínio que contenha algum termo ou palavra referente ao seu negócio é uma alternativa interessante. Além disso, a sua marca ou o seu produto pode ser o nome do seu site.

Escrita de fácil memorização

Aqui vale a máxima do “menos é mais”. Muito é dito que um domínio deve ser criativo e diferente. Porém, o mais importante é ele ser facilmente lembrado.

Por isso, entre um nome criativo, diferenciado, e um nome simples, mas marcante, opte pela segunda opção.

Números


É bom evitá-los, pois eles podem causar confusão quando você diz o nome do seu site, deixando o usuário indeciso se é para ser escrito por extenso ou não.

Um bom domínio deve ser assimilado de maneira imediata.

Conclusão sobre criar um site


Os passos essenciais para a criação de um site passam pela escolha dos seus objetivos, bem como da hospedagem de sites mais adequada, do domínio e da plataforma ideal.

Portanto, se você não sabe por onde começar siga essas dicas, dessa maneira, o seu projeto na web tem todas as condições de prosperar.

Nenhum comentário:

Tutoriais de HTML e CSS