Gostou do nosso conteúdo? Te ajudou?
Nos ajude também! Faça um PIX, de qualquer valor:
programacao.progressiva@gmail.com

SEO Local: O Que É E Para Que Tipo De Negócio É Fundamental

 Se você tem um negócio digital com certeza já ouviu falar de SEO, mas sabe o que é SEO Local?

Vamos abordar neste artigo as diferenças entre SEO e SEO Local, além de dar dicas de como o seu negócio pode atrair mais tráfego orgânico, em especial se você ainda mantém suas operações em um espaço físico.

Afinal de contas, o SEO Local tem a ver justamente com locais físicos e é para os empresários deste formato que o termo mais interessa.

Confira a seguir.


O que é SEO?

Caso apenas tenha ouvido falar, mas ainda não entende bem o conceito de SEO, vamos resumi-lo neste tópico. SEO quer dizer Search Engine Optimization. Em tradução aberta, otimização para ferramentas de pesquisa.

As ferramentas de pesquisa, também chamadas de buscadores, são ferramentas como o Google, Bing e o Yahoo, onde os usuários fazem suas pesquisas antes de chegar ao site desejado.

SEO Local: o que é?

Os resultados de qualquer pesquisa possuem uma classificação, do número um até o “infinito”. As primeiras posições são os sites que os buscadores acreditam ser os melhores resultados para sua pesquisa.

Agora, imagina seu site sendo indicado pelo Google como a melhor opção para todas as pessoas que pesquisarem sobre o seu nicho na internet!? 

Pois é! É difícil, mas é através do SEO que isto é possível.


O que é SEO Local?

SEO Local são conjuntos de otimizações que seu site precisa ter para aparecer como os melhores resultados de buscas locais. Isto é, buscas no Google onde os usuários estão interessados em encontrar locais físicos próximos a onde estão.

O conceito “próximo” é até um pouco relativo. Próximo pode ser 100 metros, ou até um estado inteiro. Tudo depende do quanto você fragmenta seu público e a área que o seu negócio pretende atender. 

Por exemplo, você pode atender apenas um bairro da sua cidade, ou até mesmo fazer entregas para o seu Estado inteiro.

De qualquer forma, se suas operações são reduzidas a uma extensão geográfica limitada a algo menor do que o país inteiro, você precisa investir em SEO local para gerar tráfego orgânico.


Qual a diferença nas práticas de SEO e SEO Local?

Primeiro, vamos abordar algumas semelhanças para você entender melhor os dois conceitos.

A começar pelas buscas no Google: toda busca é feita através de palavras-chave. Se você está com calor e quer tomar um sorvete, pesquisa “Sorveteria + seu bairro”, por exemplo.

Este termo: “sorveteria + seu bairro” é sua palavra-chave neste caso, mas as possibilidades de palavras-chave são infinitas. Você deve conhecer as mais relevantes para seu negócio e seus produtos para saber como ranquear seu site no Google.

Quando você cria uma página do seu site, você precisa escolher uma palavra-chave foco para que o Google entenda qual o tópico principal do conteúdo disponibilizado nesta página. Quanto mais relevante seu conteúdo e melhor as métricas do seu site (velocidade de carregamento, tempo de retenção do leitor, entre outras), melhor seus resultados de posicionamento no Google.

Portanto, podemos dizer que SEO e SEO Local dependem da mesma base para operar. Então qual a diferença entre eles?

O principal fator são os termos que serão utilizados nas suas palavras-chave. Enquanto para SEO você busca palavras-chave mais genéricas, para o SEO Local você quer delimitar seus resultados e competidores a somente aqueles que atuam na sua área de operação.

Então o exemplo “sorveteria + seu bairro” é uma forma de realizar SEO Local, e não o SEO geral. Está entendendo a diferença?


Por que investir em SEO Local?

“Mas por que eu iria querer reduzir o meu público?”

Simples: porque se seu tráfego vier de regiões muito distantes, suas operações não irão atender o cliente que gostaria de ser atendido por você!

Na prática, o cliente perde tipo quando acessa o site de um negócio que não cobre sua área de residência, e o negócio perde dinheiro, pois está investindo em estratégias de marketing que não funcionam. 

Quanto mais segmentado forem seus visitantes, maiores as chances de eles se tornarem seus clientes. Em outras palavras: quanto mais reduzido o alcance das suas páginas para apenas os clientes que procuram negócios dentro da sua área de atuação, mais vendas você fará.

E se você tem um negócio físico, mas está cogitando fechá-lo porque acredita que os resultados de negócios digitais são sempre superiores, calma aí!!!

Saiba que, no Brasil, depois da pandemia, as pessoas entenderam mais ainda que é necessário comprar de estabelecimentos locais para fortalecer a economia local. Além disso, 46% de todas as buscas no Google são buscas locais.

Além disso, é muito provável que seu negócio físico não esteja indo bem porque você não está aplicando estratégias de SEO Local.


Como fazer SEO Local na prática?

Vamos às dicas!


Crie um perfil no Google My Business

Sua empresa pode ter uma conta Google gratuita. Nela, você pode disponibilizar imagens da sua loja, e informações cruciais como endereço, horário de atendimento, agenda de funcionamento, entre outras. 

A partir do momento em que sua conta estiver configurada, sua empresa já poderá aparecer no Google Maps ou nas indicações do Google para pesquisas locais. 

É muito importante também que você associe o site da sua empresa ao perfil no Google My Business. Isso trará retorno nos resultados de SEO básico. Caso não tiver um site ainda, existem opções online como um criador de sites profissional que te auxiliam no processo.


Pesquise as melhores palavras-chave para sua localização

As melhores palavras-chave são aquelas que possuem maior volume de busca e menor competição. No entanto, se não puder achar uma palavra-chave volumosa e com pouca competição, é preferível optar pelo volume de buscas e ter em mente que seu trabalho de SEO deve ser impecável para trazer resultados.

Comece fazendo uma busca detalhada dos seus produtos e veja quais os locais que mais aparecem em sequência. “hamburguer são paulo” por exemplo. 

Depois, procure pelo seu produto + o nome da sua região de atuação e confira se o volume de buscas é decente. Se não houver pesquisa pelo seu produto na sua área, poderá repensar nos produtos a vender, ou então utilizar as finalizações “perto de mim” ou “próximos” para concluir sua palavra-chave.

Algo como “hamburguer perto de mim”.

Liste todas as palavras-chave relevantes e tome notas também do volume de pesquisa e da concorrência.


Atualize seu site

Seu site provavelmente não foi idealizado pensando em atendimento local. Portanto, agora que sabe a importância do SEO Local, deve repensar sua otimização.

De acordo com suas palavras-chave encontradas, deve atualizar as páginas de todos os seus produtos.

Além disso, em seu site, deve ter um menu de rodapé que leva o cliente direto ao seu local de atendimento. Se for mais de um, crie um menu de rodapé chamado “endereço” ou “onde encontrar”, ou até “locais de atendimento” e ofereça a localização em mapa de todos os seus pontos de atendimento.


Reveja o SEO do site

Apesar das palavras-chave terem que ser adaptadas para palavras-chave de SEO local, existem aspectos do SEO geral que são cruciais para o local também, e estes não devem ser alterados.

Alguns deles são:

    • Todas as imagens do site devem ter título com palavra-chave e Alt Text também com palavra-chave;

    • O conteúdo escrito das suas páginas deve ter no mínimo 400 palavras

    • Todos os títulos utilizados para fazer o corpo das suas páginas devem ser organizados entre H2, H3, H4… No entanto, somente o nome da página deve estar em H1.

    • Os snippets das suas páginas devem conter as palavras-chave e respeitar o número de caracteres de cada item.

    • Suas páginas devem conter links internos e externos relevantes para o conteúdo.


Por fim, uma última dica de SEO é: 

Tenha um blog em seu site.

Um blog, além de atrair tráfego orgânico e servir para criar conexão entre seu cliente e sua marca, ele também é crucial para SEO. Isto porque existem palavras-chave relevantes para seu negócio, mas que não cabem em seus produtos. No entanto, através de um blog você poderia adotá-las facilmente.

Exemplos disso são: “como usar [nome do seu produto]”, “[seu produto] vale a pena?”, entre várias outras. 


Para Que Tipo De Negócio SEO Local é  Fundamental?

Se você possui um negócio físico, você necessita de SEO local: não há escapatória!

Cada vez mais os empresários brasileiros estão se atualizando às tecnologias e a internet está sempre presente. Por isso, você também deve se atualizar e se esforçar para conseguir usufruir destes recursos, que tornam as vendas mais frequentes e possíveis.

Se suas operações não vão bem, não é hora de desistir! Tente pelo menos o básico de SEO local e veja se surtem efeitos. Com certeza você encontrará motivação para continuar assim que ouvir um relato de um cliente que te achou no Google e gostou do seu site, e por isso te escolheu.

Estar onde seu cliente está é uma obrigação para todo negócio, e mesmo se o seu for físico, pode ter certeza que o seu cliente, ainda assim, está na internet. 

Nenhum comentário:

Tutoriais de HTML e CSS