Gostou do nosso conteúdo? Te ajudou?
Nos ajude também! Faça um PIX, de qualquer valor:
programacao.progressiva@gmail.com

Melhores ferramentas para criar uma Intranet

 Quem gerencia uma empresa é bom sempre ter em mente maneiras de melhorar a comunicação entre ela e os clientes. Ter uma boa hospedagem de site, por exemplo, já é meio caminho andado para que o site apresente sempre um bom desempenho.


A velocidade, a estabilidade e a segurança dos canais digitais sempre estão ligados à qualidade dos serviços de web hosting. Por isso, contar com uma boa empresa do ramo é fundamental para manter a presença digital.

Se a interatividade entre a empresa e os clientes é fundamental para que ela obtenha êxito e até se destaque entre os concorrentes, a situação não é diferente quando o assunto é a comunicação interna.

Tanto um pequeno, quanto um médio e um grande negócio são equipes, são um grupo de pessoas com visão, missão e valores bem definidos.

Para que os objetivos estipulados sejam atingidos, o time tem que estar unido, tem que estar na mesma sintonia. E é aí, quando o assunto é a interação entre os colaboradores, que entra em campo a intranet.

Ferramentas para criar, usar e gerenciar intranets

O que é e para que serve uma Intranet?

A intranet consiste em uma rede destinada para os funcionários de uma empresa, podendo ser uma empresa de caráter público ou de caráter privado.

A intranet, de uma maneira geral, obedece aos mesmos critérios e funcionalidades da Internet. Contudo ela é acessível apenas para os integrantes da organização, aos empregados ou terceiros que possuam autorização para a realização de acesso.

Assim como ocorre na internet nossa de cada dia, as intranets nas empresas são utilizadas para o compartilhamento de informações. As vantagens que isso gera para a empresa são várias.

Agilidade no trabalho, maior transparência na realização de serviços e redução de custos são apenas alguns dos recursos que a intranet pode proporcionar para um empreendimento.

Não é um exagero afirmar que um dos maiores benefícios de uma intranet é a possibilidade do compartilhamento de informações entre os colaboradores. Isso torna a empresa mais moderna e facilita a comunicação.

Quais ferramentas usar para criar Intranets?

Mas, diante de todas essas vantagens, quais são as melhores ferramentas para criar um sistema de comunicação interno eficiente para uma empresa?

Existem hoje em dia algumas alternativas bem interessantes que podem melhorar de maneira significativa a interação entre os colaboradores e os setores de uma empresa. Confira Algumas delas a seguir.

  • Rede Social Corporativa

De uns tempos para cá algumas empresas estão falando em rede social corporativa. O nome já diz tudo, trata-se de ter uma rede social (bem aos moldes das famosas Facebook, LinkedIn e outras) voltada basicamente para o uso interno de uma empresa.

Nesse quesito, uma ferramenta que cada vez mais ganha destaque é o Yammer, criado em 2008, mas comprada pela Microsoft em 2012.

O Yammer tem todas as características de uma rede social, pois os seus usuários podem criar postagens, serem seguidos por outros, bem como curtir e compartilhar arquivos dos mais variados formatos.

Para uma empresa, o Yammer é uma rede social corporativa que melhora a interatividade entre os colaboradores, inclusive tornando mais rápida e eficiente a realização de tarefas.

Um exemplo disso é que essa ferramenta também possibilita a criação de grupos de usuários para o cumprimento de uma atividade específica e, até mesmo, transmissões ao vivo de vídeo.

Não por acaso, o Yammer pode ser também bastante útil em ambiente acadêmico, sendo utilizado por professores e alunos.

  • Sistema Kanban Online

Essa é uma ferramenta dotada de excelentes recursos que podem determinar e controlar tarefas, coordenar projetos e auxiliar grandes equipes de trabalho, permitindo que os colaboradores mantenham o foco na realização dos seus objetivos.

Ao utilizar essa ferramenta, o gestor pode estipular funções, delegá-las a cada integrante da equipe, estar a par do desenvolvimento de trabalho e, até mesmo, determinar os prazos para que as etapas sejam devidamente concluídas.

Um dos aspectos mais vantajosos do Sistema Kanban é o fato dele ser intuitivo e ainda poder ser personalizado para vários tipos de empreendimento, sejam eles micros, pequenos ou grandes negócios.
O sistema pode ser utilizado, por exemplo, na organização interna, no acompanhamento dos procedimentos de vendas e também com intuito de estabelecer estratégias de Marketing Digital.

Diante disso, a ferramenta demonstra ser uma importante aliada para aqueles empreendimentos que possuem em sua essência a realização de trabalhos em equipe.

Nesse caso, agências de publicidade, escritórios de uma forma geral e desenvolvedoras de softwares poderão se beneficiar muito com os recursos oferecidos por essa tecnologia.

  • Intranet Now

Assim como o Yammer, o Intranet Now tem várias características de uma rede social corporativa.

Entre os seus recursos, vale mencionar a possibilidade de efetuar postagens, de receber notificações, de realização de enquetes, agendamento de publicação e criação de grupos.

Além disso, é uma ferramenta responsiva, que pode ser usada também em dispositivos móveis. Isso a torna bastante versátil, viabilizando também o trabalho em regime de Home Office, em que o colaborador pode realizar as tarefas de onde ele estiver.

Conclusão

A interação entre os colaboradores de uma empresa é tão importante quanto a comunicação com os clientes. E ter uma intranet profissional faz toda a diferença para melhorar a comunicação interna.

Por esse motivo, em se tratando de melhoria na qualidade do trabalho de uma empresa, não deixe de conhecer as ferramentas apresentadas e as soluções que elas podem oferecer para o seu negócio.

Nenhum comentário:

Tutoriais de HTML e CSS