Gostou do nosso conteúdo? Te ajudou?
Nos ajude também! Faça um PIX, de qualquer valor:
programacao.progressiva@gmail.com

Especificações em HTML e Document Types

Conforme dissemos em nossa seção de Introdução ao estudo do HTML, ao longo dos tempos foram surgindo diversos tipos de HTML e variações / evoluções (como o XHTML, HTML 5 etc), além de novas tecnologias e linguagens de programação que irão agregar conteúdo e funcionalidade aos nossos sites (PHP, Java, JavaScript, CSS etc).

Vamos falar um pouco dessa diversidade de tipos de HTML e apresentar você o DOCTYPE, que será algo que você irá usar sempre que for criar um site.

Caso deseje transformar seus estudos de HTML em uma profissão para começar a ganhar dinheiro criando sites, sugerimos que faça o curso e obtenha seu certificado de Webmaster (tudo online):

Curso de Webmaster (criação de sites HTML) online com certificado

As especificações do HTML

Conforme a Internet continuou a crescer, o HTML foi sendo cada vez mais usado, até os níveis astronômicos de uso, que vemos nos dias de hoje.
Porém, por ser uma linguagem de marcação e não de programação, sua sintaxe e regras sempre foram ‘frouxas’, ou seja, não havia muito rigor no HTML.
Isso acabou acarretando uma série de problemas, pois pessoas diferentes acabavam usando a linguagem de forma diferente.
Imagine, você estuda HTML e trabalha durante anos como Webmaster, sempre criando códigos a sua maneira. Então você é enviado para fazer a manutenção do site de uma empresa de um cliente.

Ao abrir os arquivos .html dele você nota que ele usa de uma maneira totalmente diferente da sua e de um jeito que você não está habituado. Isso vai levar bastante tempo, e dor de cabeça.
Infelizmente, essa variedade de maneiras de se criar códigos HTML ainda é bastante comum.

Um consórcio internacional, de mais de 400 membros, chamado World Wide Web Consortium, mais conhecido por W3C, se organizou para criar padrões para Web.
Assim, pessoas e empresas que escrevem códigos HTML poderiam se ‘entender’ mais fácil, bem como seria mais fácil a manutenção, alteração e estudo de código, pois as pessoas escreveriam de uma mesma maneira.

Além do caráter de universalização, caso usemos essas especificações, estaremos deixando nossos sites aptos a serem rodados, sem perda de qualidade e conteúdo, nos mais diversos dispositivos, como celulares, smartphones, tablets e sei lá mais o quê vão inventar.

Document Type: <!DOCTYPE>

Vamos ensinar agora como mostrar para o navegador dos usuários o tipo de especificação que o site que você vai fazer obedece.

Sempre que for criar um site, a primeira linha de código deve ser a do Document Type, que é uma tag, ou comando, que informa o tipo de documento a ser esperado pelo navegador.

Existem diversos tipos de documento: para HTML 5, HTML 4.01 Strict, HTML 4.01 Frameset e outros ara XHTML.

Isso vai depender da tecnologia que você vai usar, a mais recente (atualmente, no ano de 2013), é o HTML 5, mas o HTML 4.01 ainda é muito usado e daqui alguns anos pode ser que a W3C mude as coisas.

Por isso, vamos tentar ensinar a base do HTML, o HTML mais universal possível.
Estudando aqui, pela nossa apostila de HTML, você será capaz de criar sites e terá uma ótima base para seguir na tecnologia que quiser.

A maneira mais simples de dizer ao seu navegador web sobre que tipo de HTML seu site vai usar, é através da maneira do HTML 5. Para isso, a primeira linha de seu código deve sempre ser:
<!DOCTYPE html>


Obviamente, como existem várias especificações, existem diversas maneiras de se fazer esse DOCTYPE, mas como você leu esse tutorial e estudou pelo curso HTML Progressivo, você já sabe disso e estará preparado para o que der e vier.

Para saber outros tipos de declarações de especificações, consulte:

3 comentários:

Unknown disse...

Muito Bom!!! Estão de parabéns HTML Progressivo, terminei o primeiro tópico do índice e estou cada vez mais ansioso e curiosos pra saber mais sobre esse mundo da tecnologia. Obrigado por disponibilizar um pouco de seu tempo e conhecimento de graça para pessoas que querem aprender.
Tem todo o meu apoio para continuar.
Recomendo a página, muito bom mesmo!!! u.u

Anônimo disse...

EXCELENTE SITE! estou na introdução ainda, mas realmente muito bem explicado ate o momento.

Anônimo disse...

Estou fascinado,tenho vontade de criar um site e vocês estão me ajudando com isso.Continuem por favor.

Tutoriais de HTML e CSS