Gostou do nosso conteúdo? Te ajudou?
Nos ajude também! Faça um PIX, de qualquer valor:
programacao.progressiva@gmail.com

Principais causas e motivos de banimento no AdSense

É fato: o Google AdSense é, de longe, o programa de monetização mais rigoroso e exigente de todos.
É complicado ser aceito, é preciso analisar bem os regulamentos para não ser banido, e uma vez que sua conta for desativada por alguma irregularidade, dificilmente a conseguirá de volta. Para sempre.

Há, no entanto, um porém: ele é o que paga mais e melhor.
Para que não perca sua conta e todo seu trabalho, vamos explicar em detalhes os principais motivos que podem ocasionar a sua exclusão do programa, e vamos ensinar também como evitar problemas, para manter seu site mais seguro e amigável ao "big G".

Conheça os principais motivos de banimento e exclusão do AdSense
Saiba como não ser banido do AdSense


"Fui banido do AdSense, por quê ?"

Quem acessa o fórum oficial do Google AdSense pode facilmente ver que todos os dias aparecem pessoas, geralmente desesperadas e indignadas, pois tiveram sua conta do AdS excluída. Todas afirmam que cumpriam à risca o regulamento e exigindo a reativação do serviço.

Mas será que sabiam mesmo? Você, tem certeza que sabe as regras e a interpretação destas?
Será que não possui algum pequeno detalhe ou deslize que passou despercebido?

Pois bem, se entrou no seu painel do AdSense e viu que não existia mais sua conta, a primeira coisa a ser feita é checar eu e-mail, pois a equipe do Google sempre envia uma mensagem explicando o motivo do banimento.

O grande problema deste e-mail é que ele 'enrola' um pouco, diz 'de leve' o motivo da exclusão do programa, e não entra em nenhum detalhes sobre o problema, o que deixa as pessoas bem confusas.

Dependendo do motivo, geralmente os mais graves, como atividade inválida, é exclusão direta e vitalícia.

Se tentar criar outra conta com seu nome, cpf, endereço, site banido ou qualquer outra coisa relacionada com sua conta anterior, que foi excluída, você vai acabar sendo excluído de novo.

Porém, as vezes ocorre somente um bloqueio, onde o AdSense diz o motivo do bloqueio, cita uma URL como exemplo, pede para que você corrija e te dá um tempo para isso. Findado este tempo, se você resolver o problema, terá sua conta de volta, exatamente como antes. Se não tiver resolvido, sua conta vai ser excluída.

Por isso, este artigo pode ser de suma importância, tanto por aprender a não cometer erros e por saber o que tem que ser resolvido para ter sua conta de volta.

Por que o Google AdSense é tão rigoroso ?

Antes de entender melhor os motivos e causas de banimento, precisamos entender como funciona o Google AdWords e o AdSense.

O funcionamento é bem simples: uma empresa quer divulgar sua marca ou produto.
Paga uma grana para o Google, e este seleciona os melhores sites, os que mais tem a ver com a empresa, e exibe eles através do AdSense. O Google fica com a parte dele, e o dono do site com outra parte.

Ou seja, as empresas estão nos dando dinheiro.
Mas sabemos que não existe almoço grátis, então por quê elas fazem isso?

O motivo é simples: eles querem visitantes, querem pessoas atraídas por aquela marca/produto, querem vender algo ou fazer marketing. É basicamente isso: vão lhe pagar para você enviar pessoas para o site deles, para que eles vendam o produto da empresa, seja lá qual for.

Resumindo: os cliques devem ser os mais naturais possíveis, o conteúdo o mais sério, original e útil, e todos devem estar cientes que que aquilo é uma propaganda. Qualquer atividade que induza o visitante a clicar, sem ser pelo interesse real e verdadeiro na propaganda, será dinheiro perdido pela empresa.

Agora imagine você ou outra empresa, que trabalhou e ralou muito, e decidiu investir milhares de reais em marketing através do AdWords e AdSense, e vê seu suado dinheiro indo um site que pede para seus leitores clicarem nos anúncios, só para ganharem dinheiro. Sim, isso pode ser considerado um roubo.

E tem outro fator mais preocupante para nós, editores e webmasters: uma empresa destas, que é 'roubada', dificilmente vai querer investir nisso novamente, ou seja, uma empresa a menos, e renda a menos para nós.

Percebeu a importância de seguir as regras?



Atividade inválida

Essa é, provavelmente, a principal causa que fazer editores terem suas contas banidas.
Geralmente está associada a cliques inválidos, porém poucos realmente entendem o que isso significa.

A principal atividade inválida é clicar nos seus próprios banners de anúncio.
O Google sabe quem é o dono do site, da conta do AdSense e de onde partiu o clique. Daí pra ele associar que o dono e pessoa que clicou foram as mesmas pessoas, é bem fácil e rápido, e adeus sua conta do AdSense.

Outro motivo motivo para atividade inválida são pessoas relacionadas à você clicando em seus anúncios.
Geralmente isto ocorre por ingenuidade do editor, pois ele cria seu site e divulga para amigos e familiares.
Essas pessoas próximas entram no site, notam a existência dos anúncios e clicam, achando que vão ajudar.

Porém, se o Google perceber que os cliques vem de um mesmo computador, mesma rede ou região, vai imaginar que você induziu estas pessoas à clicarem em seus anúncios.
Imagine que você divulgou seu site na faculdade, e todos da sua sala acessaram seu site e clicaram nos anúncios.
Então o Google vê aquelas dezenas de cliques, vindo de uma mesma região, numa mesma rede de internet e IP, o que ele vai deduzir? Que isso foi coincidência ? Que é natural? Óbvio que não.

E se várias pessoas vieram de uma rede social ou de alguma serviço de e-mail, passaram alguns segundos no seu site e clicaram. Quem vai fazer isso? Alguém que agiu naturalmente ? Claro que não, o Google vai interpretar isso como se você tivesse pedindo por e-mail ou rede social para clicarem em seus anúncios.

Sei que isso é um pouco chato e estranho, mas uma vez criado seu site e monetizado, evite divulgar para pessoas próximas.
Provavelmente elas não sabem do funcionamento do AdS e vão sair clicando, pois gostam de você e querem te ajudar, e vão acabar de prejudicando (irônico, não?).

Diga que trabalha com Marketing Digital ou é Webmasters, mas não divulgue, não peça para entrar e não coloque isso no seu Facebook, por exemplo. É arriscado.

Conteúdo Adulto

Sem dúvida, isso é o que mais engana as pessoas, pois para a maioria conteúdo adulto é sinônimo de sexo ou nudez explícita. Sim, isso é conteúdo adulto, mas não é só isso.

Como o nome sugere, conteúdo adulto é aquele voltado somente para adulto, e isso não inclui somente pornografia.
Drogas, tráfico, violência, roupas íntimas, ensaios sensuais, fotos de biquíni, topless, ativistas do Femen semi-nuas, flagras do Big Brother, jogos de azar, armas de fogo, notícias de assassinato, tortura, imagens da guerra ou de acidentes, e muitas outras coisas são conteúdo voltado para adultos.

Esse tipo de conteúdo não é bem visto pelos anunciantes, pois poucas empresas querem associar sua marca ou produto a estes tipos de material.

Para saber se o que vai publicar é de conteúdo adulto ou não é bem simples.
Apenas pense: "Eu deixaria meu filho ver isso?"

Material protegido por leis

É incrível como as pessoas são leigas nesse quesito, principalmente as que estão começando no ramo.
Muitas pessoas simplesmente acham que tudo o que está na internet é de domínio público e liberado.
E o pior: há pessoas que vão tentar ganhar dinheiro com o que é dos outros.

Há um certo mito, bem comum, que as pessoas acreditam e agem baseado nisso: você pode copiar, desde que cite a fonte.
Daí, vemos muitos blogs com conteúdo inteiramente copiados de grandes sites de notícia, por exemplo, ou de outros blogs.

Isso é mito. Não, você não pode copiar matéria e artigos de outros sites, MESMO QUE CITE A FONTE.
Citar a fonte não quer dizer NADA legalmente.
Para poder copiar um conteúdo você tem que ter autorização do criador ou detentor dos direitos autorais.

O máximo que você pode fazer é citar algum trecho do material, e aí sim citar a fonte.
Mas copiar, não. Essa é uma prática que pode te banir do AdSense, e não somente isso: se apossar de material protegido por leis é crime.
Além do mais, o autor do material pode te denunciar pro Google, pra sua Hospedagem e você pode ter seu site fora do ar por conta disso.

O mesmo vale para imagens e vídeos. Sim, imagens também podem possuir direitos autorais.
Simplesmente buscar imagens no Google Imagens e usar em seu site pode lhe trazer sérias dores de cabeça e problemas no futuro, pois assim como você vai trabalhar criando sites, há pessoas que trabalham tirando, comprando e vendendo fotos.
Porém, há sites com imagens liberadas para o uso, como o commons.wikimedia.org , pode usar todas, busquem lá. Algumas será necessário que cite a fonte, fotógrafo ou agência, outras não.

Resumindo: em hipótese alguma se aposse de material alheio. É crime, e o AdSense exige que você crie conteúdo único e totalmente original, sob risco de perder sua conta. E para sempre.

Violação de posicionamento

Ok, você tem um belo site, conteúdo totalmente original, não possui clicks inválidos, nem conteúdo adulto...então parece estar tudo bem, correto? Errado. Só garantir o conteúdo e o tráfego mais natural possível não é tudo.

Um erro muito comum dos editores do AdSense é achar que podem colocar os blocos de anúncios em qualquer canto do site, e não é assim que funciona. Colocar anúncios em iframes é terminantemente proibido, bem como colocar em um pop-up ou pup-under. Isto é regra. Há outros locais que vai depender da maneira na qual você vai usar.

Por exemplo, é comum usar anúncios ao lado do texto. Não é proibido, mas você tem que ter cuidado para não deixar muito colado ao texto, pois as pessoas podem clicar em querer ou se o texto e anúncio se sobreporem, você estará violando as regras de posicionamento do AdSense.

Tem que ter cuidado também ao colocar na sidebar. Isso não é por conta do local, mas do que existe na sidebar, pois em hipótese alguma você pode induzir cliques, e pode acabar fazendo isso sem querer.
Um exemplo disso é colocar anúncios abaixo do nome "Menu", pois levaria a crer ao leitor que o anúncio é parte do site, ele clicaria achando que vai visitar seções do site quando na verdade está clicando em publicidade.

O mesmo cuidado você deve ter ao colocar anúncios abaixo de um título ou subtítulo.
Você não pode dar à entender que o anúncio está relacionado ao título ou ao texto do site.

A regra é bem simples, é a regra do bom senso: tem que estar claro para o leitor o que é seu site e o que é publicidade.
Ao clicar, ele tem que saber que está clicando em propaganda, que provavelmente vai ver produtos ou marcas, que provavelmente está entrando em um site de uma empresa para adquirir algo.

Política de Privacidade

Você já parou pra reparar que o AdSense exibe assuntos de seu interesse, algumas vezes?
Por exemplo, se você buscar livros de HTML no Google e visitar algumas lojas de livro, vai notar que durante dias vão aparecer ofertas de livros de HTML nos anúncios do AdSense de qualquer site que você visite.
Isto não é magia nem espiritismo, é programação.

O Google AdSense 'mexe' nas suas coisas, nos seus dados e informações para descobrir isso.
Em outras palavras: ele usa dados privados de sua pessoa para exibir estes anúncios, e você caro editor e webmaster, precisa deixar isso bem claro para seus leitores, é uma medida legal informar que o seu site vai usar dados privados de seus leitores para exibir anúncios relevantes.

Não só legal como é obrigatório para ter AdSense, é necessário mostrar um link, bem visível da "Política de Privacidade".
Ou seja, precisa criar uma página em que você explique e deixe isso bem claro para seus leitores.
Você pode acessar nosso link de "Política de Privacidade" para se basear e criar sua página também.

Um comentário:

Formulas disse...

Tenho um blogspot com anuncios adsense, gostaria de saber se posso colocar um pop-up só na hora que o visitante vai deixar o site, tipo oferecer nesse pop up um ebook grátis.

Tutoriais de HTML e CSS